Entre a pontuação e a velocidade

“A pontuação é uma caixa de velocidades”

Herberto Helder

Qual é o sinal ortográfico ou de pontuação que melhor te representa? Costumava perguntar aos meus filhos e aos seus amigos. E que engraçado era ver com que sinal se identificavam! depois ríamos com o que de verdade essa escolha de pontuação testemunhava: ‘Eu sou um Travessão’, ‘Eu acho que sou o Dois Pontos’, ‘O Q. é o Ponto de Interrogação, que está sempre a fazer perguntas’,’Eu não sei bem se sou  os Parêntesis ou as Reticências’, ‘E tu?-Ah, eu só posso ser o Ponto Final’.

(E descobri que até existe agora um ‘quizz’ -como não chegássemos lá sem essa ajuda…-,  para descobrir qual o sinal de pontuação que melhor nos identifica:   http://blog.oxforddictionaries.com/2015/01/which-punctuation-mark-quiz/)

A pontuação é uma séria caixa de velocidades como magnificamente diz o Herberto Helder, capaz de ser  tanto o coice da mula como a rédea,  o ataque histérico como a languidez ou o torpor, o grito, a ordem, o silêncio. E é pauta de música onde têm assento as palavras e a respiração. E tudo isso é humoristicamente apresentado nos criativos poemas do O´Neil:

 

Divertimento com sinais ortográficos 

Em aberto, em suspenso
Fica tudo o que digo.

E também o que faço é reticente…

:
Introduzimos, por vezes,
Frases nada agradáveis…

.
Depois de mim maiúscula
Ou espaço em branco
Contra o qual defendo os textos

,
Quando estou mal disposta
(E estou-o muitas vezes…)
Mudo o sentido às frases,
Complico tudo…

!
Não abuses de mim!

?
Serás capaz de responder a tudo o que pergunto?

( )
Quem nos dera bem juntos
Sem grandes apartes metidos entre nós!

^
Dou guarida e afecto
A vogal que procure um tecto.”

Alexandre O’Neill, Abandono Vigiado

 

Créditos

As imagens dos poemas visuais do O’Neill foram em:

http://cursovoc.blogspot.pt/2013_12_01_archive.html, e

“Divertimento com sinais ortográficos” | Alexandre O’Neill

e

Quanto ao poema transcrito do O’Neill foi encontrado em : http://janela-sobre-mar.blogspot.pt/2005/11/divertimento-com-sinais-ortogrficos-de.html

A imagem de destaque mostra o poema visual VVVVVelocidade criado pelo poeta conceptual brasileiro Ronaldo Azeredo (1937-2006) – foi acedida em https://ditirambospoesia.wordpress.com/2012/09/15/ronaldo-azeredo/.

Deixe um comentário